Busca avançada
Ano de início
Entree

A ultima clarice no limiar do silencio e da letra.

Processo: 97/06058-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Cleusa Rios Pinheiro Passos
Beneficiário:Maria Lucia Stacchini Ferreira Homem
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Silêncio   Inconsciente (psicologia)   Desejo   Escritura

Resumo

Esta pesquisa visa a analisar os três últimos romances de Clarice Lispector - Água Viva, A hora da estrela e Um sopro de vida - destacando uma de suas problemáticas centrais: a relação entre o estatuto linguagem e o objeto, entre a palavra e a não-palavra, entre a língua e o mundo, ou seja, aborda a questão dos limites da escritura em sua apreensão do ser. Tal estudo será feito por via de uma ótica que congregue o instrumental psicanalítico ao referencial literário. Literatura e psicanálise estarão em jogo, na tentativa de se estabelecer um diálogo proveitoso para a análise e crítica literárias por meio da teoria psicanalítica - notadamente com os conceitos centrais, já presentes em Freud, de inconsciente, desejo e Das Ding (a Coisa), e ainda os três registros estruturantes da teoria lacaniana: Real, Simbólico e Imaginário. Na obra de Clarice Lispector tem-se sempre presente um conflito de base entre o simbólico da escritura, da letra, da palavra, e o que Lacan denomina o "Real", aquilo que não é passível de apreensão significante e se coloca do lado da não-palavra, do silêncio, enfim, desse vazio que justamente incita a escritura e a faz constituir-se. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. No limiar do silêncio e da letra: traços da autoria em Clarice Lispector. 2001. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.