Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao molecular das variantes do sistema rh e sua aplicacao em medicina transfusional e materno-fetal.

Processo: 00/03510-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Lilian Maria de Castilho
Beneficiário:Artemis Socorro Do Nascimento Rodrigues
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A genotipagem de antígenos Rh de difícil caracterização sorológica pode ser de grande auxílio na segurança transfusional de pacientes e gestantes sensibilizados por anticorpos Rh. O desenvolvimento de métodos moleculares simples e rápidos que possam caracterizar as variantes Rh específicas de diferentes populações e serem utilizados para diagnóstico clínico é fundamental em medicina transfusional e materno-fetal. A caracterização molecular das variantes Rh e dos antígenos de baixa incidência populacional devidamente relacionados com os genótipos e fenótipos é de grande importância clínica, pois esclarece a identificação de fenótipos raros e a perda de expressão de alguns antígenos Rh, levando assim a um aumento da segurança transfusional e materno-fetal. Além disto, o conhecimento das seqüências dos introns 1 e 2 dos genes RHD e RHCE na população brasileira poderá contribuir na padronização de uma técnica de genotipagem RHC/RHc apropriada a nossa população. Acreditamos que se conseguirmos avançar na caracterização molecular das variantes Rh, bem como resolver a questão da genotipagem RHC/RHc, a nossa contribuição será muito importante considerando que o sistema Rh representa um dos sistemas de grupos sanguíneos de maior interesse na medicina transfiusional e materno-fetal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A. RODRIGUES; M. RIOS; J. PELLEGRINO JR.; F.F. COSTA; L. CASTILHO. Presence of the RHD pseudogene and the hybrid RHD-CE-Ds gene in Brazilians with the D-negative phenotype. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 35, n. 7, p. 767-773, Jul. 2002.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Artemis Socorro Do Nascimento. Caracterização molecular das variantes do sistema Rh em pacientes portadores de anemia falciforme. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.