Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa do polimorfismo de genes envolvidos na resistencia/ susceptibilidade a inducao de tumores de pele em linhagens geneticamente selecionadas segundo a reatividade inflamatoria aguda.

Processo: 00/04538-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Olga Celia Martinez Ibanez
Beneficiário:Vinicius Ricardo Cuna de Souza
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Seleção genética   Transformação celular neoplásica   Repetições de microssatélites   Polimorfismo genético   Inflamação   Uretana

Resumo

Empregando o método de seleção genética biderecional, o Laboratório de Imunogenética produziu duas linhagens de camundongos que diferem amplamente na capacidade de produzir reação inflamatória aguda (AIR) a corpo estranho. Estes animais, denominados AIRmax (para resposta máxima) e AIRmin (para resposta mínima) diferem na susceptibilidade a diferentes infecções experimentais e a protocolos variados de tumorigêneses, sendo os AIRmax mais resistentes. O presente projeto visa a pesquisa de genes que participam na definição desta múltipla resistência dos animais AIRmax (único modelo descrito com tal característica), analisando inicialmente o polimorfismo alélico entre as linhagens AIRmax e AIRmin de genes ou regiões cromossômicas sabidamente envolvidas na resistência à indução de tumores de pele por agentes químicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)