Busca avançada
Ano de início
Entree

Os especialistas da cidade: materialidade e representações do urbano em São Paulo na Primeira República

Processo: 99/09713-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Stella Martins Bresciani
Beneficiário:Josianne Francia Cerasoli
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arquitetura   Urbanização   São Paulo   Primeira República (1889-1930)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura | Cidade | Engenharia | Sanitarismo | Sao Paulo | Urbanismo

Resumo

Nosso objeto central e o estudo da importância das práticas e saberes científicos na constituição da cidade e das imagens da cidade de São Paulo na passagem do século XIX para o XX. Tomando como ponto de partida as transformações ocorridas nesse período a capital paulista, propomos o estudo da relevância das ações e dos projetos dos especialistas da cidade - constituídos nesse memento a partir da penetração dos conhecimentos científicos - na constituição da cidade em sua forma material e nas suas representações. O processo de universalização das práticas e saberes científicos, aliado ao crescimento do interesse dos especialistas da cidade e do poder público na instrumentalização desses conhecimentos, influencia a experiência urbana, o diagnóstico dos problemas da cidade, a projeção de soluções e mesmo intervenções, constituindo o complexo processo de transformação de São Paulo que estudamos pelo presente projeto. Nesse sentido, constituímos três campos temáticos para nos aproximarmos daquela sociedade e cidade: os saberes e práticas científicos (através das escolas de engenharia e dos especialistas), as instituições e poderes políticos (pela gestão pública da cidade), os padrões estéticos (observados nos projetos e na arquitetura das obras públicas). Assim, constituem nosso material de pesquisa as revistas especializadas de engenharia e arquitetura, os projetos de intervenção e construção de edifícios públicos, além das próprias obras arquitetônicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CERASOLI, Josianne Francia. Modernização no plural: obras publicas, tensões sociais e cidadania em São Paulo na passagem do seculo XIX para o XX. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.