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A relacao entre identidade profissional e a implementacao da escola inclusiva: um estudo em redes publicas de ensino regular e especial.

Processo: 99/01369-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Teresa Eglér Mantoan
Beneficiário:Norma Silvia Trindade de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão escolar   Identidade profissional

Resumo

Estudos anteriores realizados no mestrado e em pesquisa exploratória desenvolvida recentemente em redes públicas de ensino fundamental e de educação infantil com professores, coordenadores e diretores escolares evidenciaram a necessidade de conhecer aspectos referentes à identidade profissional destes educadores que transcendem o âmbito meramente intelectual. De fato a implementação da inclusão escolar esbarra no que é próprio da formação inicial e continuada dos que atuam tanto no ensino regular como no especial, concebida segundo concepções segregacionistas-positivistas. Por meio da Socionomia, pretendemos investigar os efeitos dos sentimentos, emoções e valores desses profissionais, com vistas a favorecer o desempenho dos mesmos diante dos desafios de uma escola de qualidade para todos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Inclusão escolar e a identidade do professor : a escola como palco de invenção. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação.

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