Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da toxicidade aguda, biodisponibilidade e produtos de excrecao do composto transtetraminotrietilfosfitonitrosilrutenio ii.

Processo: 00/08095-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Alba Regina Monteiro Souza Brito
Beneficiário:Fernanda Rocha Soares
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade aguda   Hipertensão   Óxido nítrico   Rutênio

Resumo

A hipertensão é uma das doenças que mais mata na atualidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, caracterizando-se por uma pressão sistólica acima de 90 mmHg (Page et al, 1999). A terapia mais utilizada é a dos nitrovasodilatadores os quais são capazes de liberar óxido nítrico exógeno, que tem se mostrado essencial em muitos processos fisiológicos (neurotransmissão, citotoxicidade e regulação da corrente sangüínea); as disfunções no metabolismo do óxido nítrico estão associadas às várias doenças como epilepsia, artrite, hipertensão e choque séptico. O composto proposto neste projeto trans-[Ru(NH3)4P(OC2H5)3NO] (PF6)3 já vem sendo estudado há algum tempo e mostrou-se ser um doador de óxido nítrico de grande eficácia, sendo 25 vezes menos tóxico que o nitroprussiato de sódio. Portanto, para contribuir com os estudos a respeito deste composto, visando o desenvolvimento de uma nova ferramenta farmacológica anti-hipertensiva, neste projeto serão realizados testes de toxicidade aguda e biodisponibilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Fernanda Rocha. Avaliação dos efeitos do extrato etanolico de Curatella americana sobre a marcação de elementos sanguineos com tecnecio 99M e na sobrevivencia de cultura bacteriana. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciencias Medicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.