Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos neurolinguísticos que contribuem no diagnóstico de indivíduos com demência do tipo Alzheimer

Processo: 94/01555-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1996
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1997
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Benito Pereira Damasceno
Beneficiário:Milica Satake Noguchi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Neurolinguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demencia Tipo Alzheimer | Disturbios De Linguagem | Relacao Discurso/Cognicao

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo descrever a linguagem na Demência do Tipo Alzheimer (DTA) através de uma análise qualitativa dos dados, possibilitando uma investigação neuropsicológica mais detalhada. Nesse sentido, este estudo pode contribuir no diagnóstico da DTA e no seu diagnóstico diferencial em relação às afasias. Partindo-se de princípios teóricos que consideram a estreita relação entre linguagem, cognição e cérebro, analisaremos o funcionamento lingüístico nestas duas síndromes, investigando a hipótese de que as alterações cognitivas em todos os estágios na DTA são acompanhadas de alterações na linguagem. A partir de expedientes de avaliação neurolinguística discursivamente orientados, investigaremos a existência de padrões de déficits de linguagem típicos que caracterizam a DTA. Levantaremos também os procedimentos avaliativos que possam ser mais discriminadores entre demências e alguns tipos de afasia. Dentre os procedimentos utilizados constam por exemplo, piadas, provérbios, fábulas, charges, além de outros que possam contribuir para os propósitos diagnósticos deste estudo. A metodologia adotada é o estudo de caso de aproximadamente 10 sujeitos (entre afásicos e dementes), dentro de um contexto de acompanhamento longitudinal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUCHI, Milica Satake. A linguagem na doença de Alzheimer: considerações sobre o modelo de funcionamento linguistico-cognitivo. 1997. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.