Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem, expressao e caracterizacao molecular de inibidores de serinoproteases presentes em triatoma infestans, vetor da doenca de chagas.

Processo: 98/15602-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Aparecida Sadae Tanaka
Beneficiário:Ivan Torres Nicolau de Campos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coagulação sanguínea   Anticoagulantes

Resumo

Artrópodes hematófagos são fontes ricas em agentes anticoagulantes, visto a necessidade vital destes pequenos organismos de interferir nos mecanismos que regulam a coagulação sangüínea dos seus hospedeiros. Estudos recentes em nosso laboratório detectaram a presença de atividade anticoagulante em estômagos do Triatoma infestans, o vetor da doença de Chagas mais importante no Brasil. Resultados bioquímicos preliminares mostram um inibidor específico de trombina em estômagos deste inseto, provável responsável pela ação anticoagulante. Este projeto tem como objetivo estudar as interações entre inibidores de serinoproteases presentes no estômago do hematófago Triatoma infestans com enzimas proteolíticas da cascata de coagulação sangüínea, e para isto, clonar, expressar e caracterizar os inibidores de proteases presentes no estômago deste inseto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)