Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de época, estádio do ramo e do tratamento com IBA no enraizamento de estacas de caramboleira (Averrhoa carambola l.)

Processo: 99/12151-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Antonio Baldo Geraldo Martins
Beneficiário:Debora Costa Bastos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Estacas (plantas)

Resumo

A caramboleira foi introduzida no Brasil no início do século, na última década. Em função da diversificação e do interesse crescente por frutas exóticas, surgiram alguns plantios comerciais no estado de São Paulo, os quais vem cada vez mais se expandindo. A carência da disponibilidade de mudas, pode ser atribuída em parte ao sistema de propagação. Atualmente tem se utilizado o processo de enxertia, entretanto o método apresenta algumas dificuldades e resultados inconsistentes, sendo relevante estudar outros processos, como a estaquia. Este trabalho objetiva estudar a propagação vegetativa da caramboleira pelo processo da estaquia, em duas épocas distintas (inverno e verão), observando-se o comportamento de diferentes tipos de estacas (herbácea, semi lenhosa e lenhosa) sob a ação de diferentes doses de Ácido Indol Butírico (IBA). O experimento será realizado na área de produção de mudas do Departamento de Produção Vegetal da FCAV/UNESP - Jaboticabal, sendo que as estacas serão coletadas em duas épocas: inverno e verão, da parte mediana da planta em três estádios vegetativos: herbáceas, lenhosas e semi lenhosas, sendo tratadas por imersão em IBA (0,100,200 e 400 mg/L). O delineamento experimental será inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x3x4 com 4 repetições sendo 10 estacas por parcela. Serão feitas avaliações a cada 30 dias observando-se a porcentagem de sobrevivência, estacas enraizadas, nº de raízes, peso fresco e seco de raízes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASTOS, Debora Costa. Efeito da época de coleta, estádio do ramo e do tratamento com IBA no enraizamento de estacas de caramboleira (Averrhoa carambola L.). Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.