Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de um processo eletrohidrometalurgico para reciclagem de baterias zinco/dioxido de manganes ( leclanche e alcalina) usadas.

Processo: 01/08115-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Nerilso Bocchi
Beneficiário:Alexandre Gatti
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Dado que algumas das baterias comercializadas, tais como cádmio/óxido de níquel (níquel/cádmio), chumbo/óxido de chumbo (chumbo/ácido) e zinco/dióxido de manganês (Leclanché e alcalina), fazem uso de materiais tóxicos, muitos países; inclusive o Brasil, têm se preocupado com os riscos à saúde humana e ao meio ambiente que estes sistemas eletroquímicos podem provocar. Portanto, o presente projeto de pesquisa visa dar continuidade à implementação de uma metodologia hidrometalúrgica, ambientalmente adequada e já iniciada a cerca de um ano no LaPE do DQ - UFSCar, a fim de recuperar os metais presentes nas baterias zinco/dióxido de manganês (Leclanché e alcalina) usadas. Para tal, uma dada quantidade de cada uma dessas baterias serão submetidas às seguintes etapas experimentais: coleta, abertura e separação dos componentes das baterias e posterior determinação da composição percentual em massa dos diferentes componentes (porções metálica, plástica, conteúdo principal ou pó preto, etc.); análise do pó preto separado das baterias para determinação dos teores de umidade, dióxido de manganês e de sais solúveis, usando métodos apropriados; recuperação dos metais pesados (mercúrio, cádmio e níquel), de zinco e dióxido de manganês presentes no pó preto separado, determinando-se os seus respectivos teores e; análise e tratamento do resíduo do processo de lixiviação do pó preto, a fim de recuperar os componentes majoritários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)