Busca avançada
Ano de início
Entree

Expansão urbana e meio ambiente: o caso de Caraguatatuba-SP

Processo: 99/11466-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Neves de Oliveira Kurkdjian
Beneficiário:Luciana Ayuko Yui
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Turismo litorâneo   Expansão urbana   Espaço urbano   Organização espacial   Questão ambiental   Caraguatatuba (SP)

Resumo

O município de Caraguatatuba, localizado no Litoral Norte do estado de São Paulo, é caracterizado pelo intenso crescimento urbano através da exploração do potencial turístico, o qual passou a desencadear após a década de 60. Este processo implicou, de uma certa forma, na organização espacial no município, tendo como conseqüência, uma série de problemas decorrentes, entre outros fatores, da fragilidade do terreno à ocupação urbana. Esta pesquisa pretende analisar as transformações do espaço urbano de Caraguatatuba em suas relações os aspectos físicos - territoriais, sócio - econômicos e políticos - institucionais, bem como estudar sua morfologia desde 1962 até 1997, enfatizando a atual situação, tendo como foco principal de análise a questão ambiental e as limitações do meio físico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)