Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das irmandades de clerigos na organizacao espacial de nucleos urbanos luso-brasileiros: estudo de caso.

Processo: 01/02431-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:André Luiz Tavares Pereira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Itália   Cenografia   Arquitetura   Portugal   Barroco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura | Barroco | Brasil-Colonia | Cenografia | Italia | Portugal

Resumo

O pesquisador deseja verificar em que medida instalou-se, em núcleos de formação orgânica, espontânea ou semi-espontânea, no século XVIII, um urbanismo/cenografia de grande qualidade plástica. Ao mesmo tempo, procura-se estabelecer relações entre a organização espacial e a aparência dos centros urbanos mineiros e cidades européias de traçado irregular, com características medievais, que sofreram intervenções significativas no século XVIII. As cidades do norte de Portugal (Porto, Lamego, Braga, Guimarães, etc.), a Alfama em Lisboa e as cidades italianas do sul (Noto, Siracusa, Nápoles), por suas características formais, constitui o grupo central de cidades européias escolhidas para análise comparativa. Além desses exemplos, incluímos as cidades italianas de Gênova e Turim, particularmente interessante pela atuação de Filippo Juvarra, e o bairro da Alfama em Lisboa. Nosso estudo funda-se, principalmente, na hipótese de mesmo teor levantada, ainda nos anos oitenta, por Giovanna Rosso Del Brenna em um texto publicado no Vol.12 da Revista Barroco/UFMG. Desejamos, nessa etapa de nossas investigações, coletar um número maior de dados que não só auxiliem na verificação de nossas indagações, mas que possibilitem a compreensão o que, de fato, constitui a idéia de urbanismo como cenografia, tão cara ao período barroco. Essa pesquisa é fruto direto do trabalho que desenvolvemos, com o auxilio da FAPESP, para a obtenção do grau de mestre em história da Arte noIFCH/UNICAMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, André Luiz Tavares. A constituição do programa iconografico das irmandades de clerigos seculares no Brasil e em Portugal no seculo XVIII: estudos de caso. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.