Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao molecular dos antigenos rhd (d parcial e d fraco) e sua aplicacao na pratica transfusional e materno fetal.

Processo: 02/02555-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Lilian Maria de Castilho
Beneficiário:Artemis Socorro Do Nascimento Rodrigues
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Caracterização molecular

Resumo

Os antígenos Rh são codificados por 2 genes altamentes homólogos, RHD e RHCE. As bases moleculares da maioria dos fenótipos Rh foram determinadas nos últimos 10 anos e rearranjos gênicos, deleções e mutações de ponto podem ser responsáveis por algumas variantes dos antígenos RhD e RhCE. A elucidação da base molecular das variantes Rh possibilitou o desenvolvimento de técnicas para a determinação de variantes que parecem ser predominante em algumas populações. Desta forma, é possível estabelecer a correlação adequada entre os genótipos e os fenótipos e o esclarecimento da perda de expressão de alguns antígenos comuns. A determinação da freqüência das variantes Rh em populações distintas pode auxiliar na determinação de fenótipos raros que não são caracterizados sorologicamente. Considerando que o antígeno RhD é o mais imunogênico do sistema Rh, apresenta diversas variantes e que pouco se sabe do envolvimento do antígeno D fraco com a aloimunuzação, achamos que novos estudos envolvendo a caracterização molecular do antígeno D parcial e D fraco associado ao acompanhamento da aloimunização possam contribuir significamente na prática transfusional e materno fetal. Além disto, o desenvolvimento de técnicas que possibilitem determinar a zigozidade do antígeno RhD, será de grande auxilio na medicina transfusional e materno fetal, principalmente na genotipagem RHD de maridos de mulheres RhD-negativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)