Bolsa 97/04849-6 - Cor, Fenomenologia (filosofia) - BV FAPESP
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Paul Cézanne e a expressão do motivo

Processo: 97/04849-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1999
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Nelson Alfredo Aguilar
Beneficiário:Rodrigo Otávio da Silva Paiva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cor   Fenomenologia (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Cor | Expressao | Fenomenologia | Forma | Motivo

Resumo

Dando prosseguimento aos estudos feitos na Iniciação Científica, custeada por esta mesma instituição (Fapesp), buscaremos retomar o curso de nossas investigações, a partir do que se pode denominar o inverso da pergunta por uma fenomenologia da arte, a saber, a sua origem na obra de arte propriamente dita. Assim, não se trata mais de procurar entender como Merleau-Ponty se coloca na pergunta da arte, mas sim de tentar propor um contato primordial com a obra de arte, notadamente, a de Paul Cézanne (1839-1906). Portanto, é da obra de arte cezanniana que devemos partir para procurar constituir dali, a experiência originária proposta por uma fenomenologia. Neste sentido, o estudo escapa às considerações estritamente merleau-pontynianas, ampliando-se numa investigação fenomenológica em relação ao sensível e o objeto artístico, a partir da própria obra - Cézanne. Aqui, portanto, estarão presentes outras leituras de atitudes fenomenológicas, como as de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Henri Maldiney, Ludwig Binswanger, Eugen Fink, bem como outras pesquisas sobre a pintura, como as de Kurt Badt, Henri Focillon, Erwin Panofsky, Ernst Cassirer e Gaston Bachelard, que contribuem em muito para a compreensão do fenômeno artístico e falam de noções comuns e importantes à fenomenologia, como por exemplo: os sentidos, o sentir, a percepção, a estrutura, o espaço, a forma e a cor. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Rodrigo Otávio da Silva. Cezanne, a expressão e o motivo. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

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