Busca avançada
Ano de início
Entree

A cidade fragmentada: multiplicacao da centralidade e das desigualdades socioespaciais em presidente prudente-sp.

Processo: 01/14535-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Sílvia Regina Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil

Resumo

Propomos o estudo da descentralização e seus desdobramentos observados no interior das diferentes cidades contemporâneas com base na multiplicação das áreas centrais, materialização dos subcentros, vias/eixos especializados, shopping centers e condomínios fechados, que são resultantes do processo de reestruturação urbana. Esse processo está aliado à expansão do tecido urbano que proporciona um distanciamento cada vez maior entre área central e periferias, gerando diferentes espacializações dos equipamentos urbanos para atender a população, o que agrava e fortalece ainda mais as desigualdades socioespaciais no interior das urbes. Essas espacializações e territorializações estão permeadas por interesses econômicos dos agentes ligados ao setor comercial e de serviços e também aos interesses fundiários e imobiliários, o que nos permite constatar a presença de diferentes relações para atender as necessidades das diversas áreas e segmentos sociais que há no interior da cidade, contribuindo e agravando as disparidades socioespaciais e fragmentando cada vez mais o espaço urbano. Buscamos compreender a cidade fragmentada diante da multiplicação de formas voltadas para o consumo concomitante ao processo de produção e apropriação do espaço urbano, que se dá de maneira bastante diferenciada, no qual nem todos possuem o mesmo "direito à cidade". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Percursos urbanos: mobilidade espacial, acessibilidade e o direito à cidade. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.