Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiencia do meios filtrantes disco e manta sintetica nao tecida para irrigacao por gotejamento quando se utiliza a fertirrigacao.

Processo: 01/01719-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:Rogério Pereira da Silva Airoldi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fertirrigação   Qualidade da água

Resumo

A presente pesquisa propõe uma investigação experimental para a avaliação do desempenho dos meios filtrantes disco (120 mesh) e manta sintética não tecida na filtração da água utilizada em um sistema de irrigação por gotejamento, quando se utiliza a fertirrigação orgânica. Pretende-se avaliar e comparar a eficiência dos filtros de disco (usualmente utilizado para este fim) e manta sintética não tecida na retenção de partículas potencialmente obstruidoras de emissores presentes na água de irrigação. Será utilizada água de um reservatório aberto, localizado no campo experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola - UNICAMP, onde será instalado um sistema de irrigação localizada para o estudo. O grau de obstrução dos emissores será avaliado através de ensaios de vazão que determinarão a uniformidade de distribuição da água através de diferentes índices, propostos por diferentes pesquisadores, variando-se o número de emissores amostrados, bem como pela análise físico-química da água afluente e efluente dos filtros e da evolução da perda de carga nos mesmos. O sistema de irrigação será automatizado, permitindo uma grande regularidade e freqüência de funcionamento ininterrupta, de forma a poder em um curto período de tempo, simular períodos bem, mas extensos, valorizando a qualidade dos resultados obtidos e provocados pela utilização da fertirrigação no sistema de irrigação por gotejamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TÚLIO A. P. RIBEIRO; ROGÉRIO P. S. AIROLDI; JOSÉ E. S. PATERNIANI; MARCELO J. M. DA SILVA. Variação temporal da qualidade da água no desempenho de filtros utilizados na irrigação por gotejamento. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 9, n. 4, p. 450-456, Dez. 2005.
TÚLIO ASSUNÇÃO PIRES RIBEIRO; JOSÉ EUCLIDES STIPP PATERNIANI; ROGÉRIO PEREIRA DA SILVA AIROLDI; MARCELO JACOMINI MOREIRA DA SILVA. Performance of non woven synthetic fabric and disc filters for fertirrigation water treatment. Scientia Agricola, v. 61, n. 2, p. 127-133, Abr. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.