Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e estudo dos sinais precursores de outbursts em estrelas Be: caracterização de seus ciclos de atividades

Processo: 02/00036-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Nelson Vani Leister
Beneficiário:Marcus Vinícius Massa Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estrelas

Resumo

Conquanto na literatura encontramos vários estudos sobre a geometria da evolução dos envelopes em estrelas Be (Marlborough 1986, Hanuschik 1988), os processos físicos de sua formação e evolução ao longo do tempo, ainda é de difícil concepção. A estrutura espacial dos envelopes, das estrelas Be, não pode ser traçada diretamente de seu diâmetro angular que é pequeno para ser resolvido pelas técnicas mais modernas disponíveis atualmente, a não ser em alguns poucos casos cujas técnicas interferométricas podem ser aplicadas com sucesso (Mourard et al. 1989, Quirrenbach 1994, Vakili et al. 1994). Ainda a respeito das condições que levam uma estrela Be a ejetar matéria, acredita-se atualmente que vários mecanismos sejam responsáveis pelo processo. Estas estrelas apresentam peculiaridades, como variações regulares e irregulares em linhas espectrais e em dados fotométricos que caracterizam sua mudança de fase, assim como o fenômeno de perda de massa, rotação diferencial, pulsações não radiais e rotação diferenciada em relação às de tipo espectral B. Em particular o estudo das oscilações não radiais (ONR) tem fornecido importantes subsídios para a compreensão da estrutura das estrelas, na medida em que suas características retratam as condições físicas das cavidades onde elas se propagam. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUARDANI‚ R.; NASCIMENTO‚ CAO; ONIMARU‚ RS. Use of neural networks in the analysis of particle size distribution by laser diffraction: tests with different particle systems. Powder Technology, v. 126, n. 1, p. 42-50, . (02/00036-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.