Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas cronotrópicas e inotrópicas do miocárdio ventricular de três espécies de peixes tropicais ecologicamente distintas: traíra, Hoplias malabaricus, cascudo, Hypostomus regani e.

Processo: 00/01211-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Kalinin
Beneficiário:Luciano Rivaroli
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema cardiovascular   Miocárdio   Peixes tropicais   Teleostei   Disponibilidade biológica   Cálcio

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a função cardíaca de espécies de peixes teleósteos tropicais de diferentes hábitos e ocupando diferentes habitats, a saber: traíra, Hoplias malabaricus - espécies sedentária de ambientes lênticos; cascudo, Hypostomus regani - espécie sedentária de ambientes lóticos e curimbatá, Prochilodus scrofa - espécie ativa de ambientes lóticos. As espécies serão aclimatadas a 25ºC e as respostas cronotrópicas e inotrópicas do miocárdio ventricular serão obtidas por meio do registro da força de contração isométrica (FC - % dos valores iniciais) de tiras ventriculares estimuladas eletricamente em função da concentração extracelular de cálcio e adrenalina, freqüência de estimulação e na presença de rianodina (bloqueadora da função do retículo sarcoplasmático). A freqüência cardíaca (fH - bpm) in vivo dessas espécies a 25 ºC, previamente determinada, será utilizada como referência na condução desses estudos. Por meio dessas metodologias, pretender-se-á obter informações sobre a regulação intracelular de cálcio no acoplamento excitação-contração cardíaco de espécies ecologicamente distintas, fornecendo subsídios para uma melhor compreensão das adaptações fisiológicas desenvolvidas por peixes teleósteos de ambientes tropicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIVAROLI, Luciano. Respostas cronotrópicas e inotrópicas do miocárdio ventricular de três espécies de peixes tropicais ecologicamente distintas: curimbatá, Prochilodus lineatus; traíra, Hoplias malabaricus e cascudo, Hypostomus regani. 2002. vii, 77 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.