Busca avançada
Ano de início
Entree

Enzimas do metabolismo de frutanos em plantas de Vernonia herbacea (Vell.) Rusby induzidas a brotação

Processo: 01/01762-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Maria Angela Machado de Carvalho
Beneficiário:Amanda Francine Asega
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05124-8 - Conservação e uso sustentável da biodiversidade vegetal do Cerrado e da Mata Atlântica: o armazenamento de carboidratos e seu papel na adaptação e manutenção de plantas em seu habitat natural, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Metabolismo vegetal   Frutanos   Vernonia   Cerrado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cerrado | Frutanos

Resumo

Vernonia herbácea é uma planta perene, nativa do cerrado. Assim como outros membros da família Asteraceae, acumula frutanos do tipo inulina como principal carboidrato de reserva. Nestas plantas os frutanos são acumulados em órgãos subterrâneos espessados denominados rizóforos, através do qual a planta se reproduz vegetativamente. Apresentam crescimento estacionai: o período de dormência coincide com o inverno e é marcado pelo desaparecimento da parte aérea e por um aumento significativo no conteúdo de frutanos; na primavera ocorre a brotação dos ramos aéreos, ocorrendo um declínio do conteúdo de frutanos e um aumento da atividade da frutano-exohidrolase (FEH), enzima responsável pela despolimerização dos frutanos, sugerindo que ofrutano é mobilizado durante o crescimento da parte aérea. Este projeto tem como objetivo analisar as atividades das enzimas do metabolismo de frutanos em rizóforos de plantas de V. herbacea induzidas à brotação por meio de poda dos ramos aéreos. Sendo a FEH ativa apenas na fase de brotação, estudos visando a indução de sua atividade ampliarão os conhecimentos sobre o controle do metabolismo de frutanos e o seu papel como compostos de reserva. Definindo uma metodologia de indução da atividade da FEH, pretende-se aprofundar o presente estudo na caracterização e purificação parcial desta enzima. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASEGA, Amanda Francine. Enzimas do metabolismo de frutanos em Vernonia herbacea (VELL.) Rusby.. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.