Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biométrico e morfológico do desenvolvimento pós-embrionário do cupim Coptotermes havilandi (Isoptera: Rhinotermitidae)

Processo: 96/07991-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1997
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Maria Costa-Leonardo
Beneficiário:Raquel Cristina Barsotti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Hábito alimentar animal   Cupim   Isoptera   Madeira

Resumo

Os cupins constituem um grande problema nas áreas urbanas onde atacam principalmente as madeiras usadas nas construções. Heterotermes tenuis é uma espécie nativa de cupim subterrâneo, pertencente à família Rhinotermitidae e considerado praga de edificações no município de Rio Claro (SP) (COSTA-LEONARDO, informação pessoal). Vários fatores como volume e densidade da madeira (WOOD, 1978, BEHR et al., 1972), conteúdo de água, nutrientes, aleloquímicos e pH do alimento (GRACE et al., 1989, WALLER, 1991) influenciam a escolha do alimento. O comportamento alimentar da espécie Heterotermes tenuis tem um grande impacto no ambiente e na economia do estado de São Paulo. Baseado neste fato pretende-se avaliar em laboratório a resistência natural das madeiras mais usadas em construções na cidade de Rio Claro (SP), além da taxa de consumo e a sobrevivência do cupim Heterotermes tenuis, levando-se em consideração o tipo e o volume da madeira, e a distância da fonte alimentar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARSOTTI, Raquel Cristina. Desenvolvimento pós-embrionário de Coptotermes havilandi (Isoptera, rhinotermitidae) : análise biométrica e morfológica. 140 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.