Fantástico e ironia: verossimilhança, sobrenaturalidade e incongruência em murilo ...
Machado de Assis, autoria e modo fantástico: um estudo do fantástico machadiano
Processo: | 99/10172-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2000 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2002 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira |
Pesquisador responsável: | Vilma Sant Anna Areas |
Beneficiário: | Fábio Dobashi Furuzato |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Conto Fantástico Literatura |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Conto | Fantastico | Genero Literario | Literatura | Murilo Rubiao | Todorov |
Resumo O presente projeto se propõe a analisar a obra do contista mineiro Murilo Eugênio Rubião (1916 - 1991), tendo como base a teoria do gênero fantástico de Tzvetan Todorov. Em sua teoria, o formalista russo nos apresenta uma definição bastante precisa deste gênero, cuja melhor expressão teria se dado no século XIX. E, através de uma interessante análise de "A Metamorfose", Todorov demonstra como o fantástico moderno - que teria em Kafka seu principal representante - poderia ser compreendido como uma transgressão de seu conceito de fantástico, formulado para definir o gênero até o século XIX. A escolha desta base teórica para o presente projeto justifica-se pelo fato de Murilo ser considerado pela crítica como o precursor do fantástico moderno no Brasil, e a semelhança de sua obra com a de Kafka - guardadas as devidas proporções - ter sido logo notada por Álvaro Lins, o primeiro a se pronunciar a respeito do autor. Nossa escolha também se justifica pelo fato de a teroia de Todorov representar um método de análise bem delimitado e ainda não suficientemente explorado pela crítica muriliana que, por sinal, é escassa. Buscando uma compreensão de sua obra como um todo, pretendemos analisar cada um dos contos de Murilo, adotando como corpus de trabalho os "Contos Reunidos" (1998) - edição composta por todos os contos publicados em vida pelo autor, em suas versões mais recentes, mais um póstumo, num total de trinta e três. (AU) | |
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