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Infância e pensamento: o sentido do empreendimento de Maurice Merleau-Ponty sobre o estudo da criança

Processo: 02/13395-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Franklin Leopoldo e Silva
Beneficiário:Leandro Neves Cardim
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pensamento   Infância

Resumo

Analisar a relação entre a infância e o pensamento na obra de M. Merleau-Ponty requer uma postura de superação da crise que separa a ciência e a filosofia, fazendo uma totalmente independente da outra e sem comunicação recíproca. Na verdade, elas deveriam estar numa relação de reciprocidade e de entrelaçamento. Gostaríamos de experimentar a necessidade do filósofo de recorrer às ciências do homem e compreender como o estudo da criança proporciona um novo comentário da experiência por parte do filósofo. O sentido do empreendimento merleaupontyano se tomará patente desde que seja possível 'pensar de novo' aquilo que ao pensar ainda nos dá a pensar. Esta obra fecunda nos faz pensar para além dela e graças a ela. Pensar a relação entre a infância e o pensamento na obra deste filósofo é experimentar a criação de um campo de pensamento no qual aprendemos a ouvir uma interrogação que inaugura um caminho para nós. (AU)

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