Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização de biomateriais doadores de óxido nítrico (NO), com base em polímeros funcionalizados e géis aquosos

Processo: 01/07868-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Amedea Barozzi Seabra
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Fotolise | Matrizes Polimericas | Oxido Nitrico | S-Nitrosotiois

Resumo

O óxido nítrico (NO) é espécie endógena responsável por processos fisiológicos fundamentais, Entre as fontes exógenas de NO, se encontram os S-nitrosotiois (RSNOs), capazes de liberar NO térmica ou fotoquimicamente, podendo ser utilizados em várias aplicações farmacológicas, quando incorporados em matrizes que atuam como veículo de liberação de NO. Os objetivos deste projeto são a síntese e a caracterização de novos Biomateriais capazes de liberar NO in situ, por períodos tempo controlados. As técnicas a serem utilizadas incluem: a) a incorporação de moléculas doadoras de NO, como os RSNOs, em matrizes poliméricas atóxicas líquidas, sólidas e na forma de géis aquosos; b) a síntese de polímeros orgânicos funcionalizados, que contenham o grupo NO ligado covalentemente em sua estrutura c) o revestimento de dispositivos de uso médico com polímeros doadores de NO, em especial "stents" usados em angioplastia coronária, com a finalidade de se evitar a reclusão dos vasos apos o implante. A caracterização dos materiais envolverá a determinação de suas cinéticas de liberação térmica e fotoquímica de NO por técnicas espectroscópicas e de suas propriedades térmicas e morfológicas por DSC e microscopia (óptica e eletrônica). A modulação da liberação de NO será obtida pela variação das propriedades físico-químicas das matrizes e pelo síntese de doadores com diferentes estabilidades intrínsecas, em relação à labilidade do NO. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEORGII, J. L.; AMADEU, T. P.; SEABRA, A. B.; DE OLIVEIRA, M. G.; MONTE-ALTO-COSTA, A.. Topical S-nitrosoglutathione-releasing hydrogel improves healing of rat ischaemic wounds. JOURNAL OF TISSUE ENGINEERING AND REGENERATIVE MEDICINE, v. 5, n. 8, p. 612-619, . (01/07868-9)
AMADEU, THAIS P.; SEABRA, AMEDEA. B.; DE OLIVEIRA, MARCELO G.; MONTE-ALTO-COSTA, ANDREA. Nitric oxide donor improves healing if applied on inflammatory and proliferative phase. JOURNAL OF SURGICAL RESEARCH, v. 149, n. 1, p. 84-93, . (01/07868-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEABRA, Amedea Barozzi. Preparação, caracterização e aplicações de biomateriais liberadores de oxido nitrico. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.