Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento ambiental em áreas turísticas: Represa de Jurumirim-SP, nos municípios de Avaré e Paranapanema

Processo: 00/02212-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Marcos César Ferreira
Beneficiário:Sofia de Amorim Mascaro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Monitoramento ambiental   Sensoriamento remoto   Uso do solo   Represas   Turismo   Avaré (SP)   Paranapanema (SP)

Resumo

As atividades de lazer e recreação nas represas do interior paulista estão cada vez mais intensas, fazendo da Represa de Jurumirim-SP um grande pólo turístico, tendo suas margens ocupadas por muitas chácaras, hotéis e loteamentos o objetivo deste projeto é fazer o monitoramento ambiental do uso do solo e da vegetação arbórea e arbustiva dos Municípios de Avaré e Paranapanema no entorno da Represa de Jurumirim. Este estudo visa estabelecer relações entre as mudanças no uso do solo e o desenvolvimento do turismo na área, objetivando identificar problemas ambientais e avaliar a concordância do uso do solo e da vegetação com a legislação vigente. Serão utilizadas fotografias aéreas pancromáticas de 1977, imagens TM-Landsat (5 e 7) de 1999 e 2000 para a caracterização ambiental da área, e processadas pelo sistema de informações geográficas IDRISI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASCARO, Sofia de Amorim. Evolução espaço-temporal do uso e cobertura do solo nas estâncias turísticas de Avaré e Paranapanema, no reservatório de Jurumirim (SP). 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.