Busca avançada
Ano de início
Entree

A cidade lúdica: boemia, prostituição e jogo em Londrina (1930-1970)

Processo: 97/02293-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1997
Vigência (Término): 09 de março de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Luzia Margareth Rago
Beneficiário:Antonio Paulo Benatte
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Território   Londrina (PR)   Marginalidade social

Resumo

Este projeto tem como objetivo a escrita de uma história dos marginais na cidade de Londrina (PR), no período de 1930 a 1970. Mais especificamente, uma história dos personagens que gravitavam em torno do mundo da boêmia, da prostituição e do jogo em uma região de colonização recente que, nos anos 50, era conhecida como o novo "eldorado" da cafeicultura no país. Esses fenômenos de marginalidade e "desvio" encontraram uma grande positividade na sociedade que ali se formou. Nesta pesquisa, esses territórios e ambiências do lúdico, do erótico e do dionisíaco, serão estudados considerando-se tanto as forças de integração quanto os fatores de exclusão que atuavam simultaneamente sobre as margens do socius. Num jogo permanente de recusas e aceitações, os discursos e as representações originados de diversos pontos da sociedade construíram a imagem de um "mundo a parte" extremamente ambíguo e contraditório. A análise, entretanto, privilegiará a questão da emergência de territórios alternativos na geografia da cidade; lugares-outros que possibilitaram a vivência de novas formas de sociabilidade às margens ou nos subterrâneos da moralidade convencional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENATTE, Antonio Paulo. Dos jogos que especulam com o acaso : contribuição a historia do "jogo de azar" no Brasil (1890-1950). 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.