Bolsa 96/08240-3 - Ilustração, Palavra - BV FAPESP
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A relação entre texto e imagem na poesia latino-americana contemporânea

Processo: 96/08240-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Jorge Schwartz
Beneficiário:Gênese Andrade da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ilustração   Palavra   Poema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ilustracao | Imagem | Palavra | Pintura | Poema | Relacoes Interartes

Resumo

O tema da pesquisa a ser desenvolvida para a realização da Tese de Doutoramento em Literaturas Espanhola e Hispano-Americana é a relação entre texto e imagem, Literatura e Pintura, na poesia latino-americana do século XX. Em virtude da abrangência do tema, fizemos um recorte a fim de focalizar os livros de poemas ilustrados e os livros-objeto. Consideramos como livros ilustrados os livros de poemas que são constituídos também por desenhos realizados pelo próprio autor ou por pintores renomados. Interessam-nos aqueles em que a ilustração se resume à capa e também aqueles constituídos por ilustrações internas. Focalizaremos também os livros-objeto, ou seja, as obras cujo projeto gráfico e realização fazem do livro uma obra de arte visual, que se faz com ou sem a colaboração de artistas plásticos. Pelo levantamento realizado até o momento, verificamos a concentração dos livros ilustrados nos anos 20, auge das vanguardas na América Latina, e dos livros-objeto nos anos 50 e 60, quando ocorrem as chamadas neo-vanguardas. Interessa-nos verificar a realização dessas obras numa dimensão espaço-temporal: refletir sobre a sua ocorrência em cada país em que aparecem de forma significativa, acompanhar a cronologia e estabelecer diálogos além das fronteiras nacionais, comparando os procedimentos, apontando coincidências e refletindo sobre as oposições. Será interessante ainda buscai' possíveis simetrias nas relações interartes que ocorrem nas vanguardas históricas e nas neo-vanguardas. Partindo dos antecedentes e influências européias, chegaremos às peculiaridades de cada autor/pintor, de cada país e de cada período, tendo em vista diálogos pessoais e textuais, considerando como texto tanto o verbal como o visual, sem pressupor que um esteja subordinado ao outro. Do corpus até o momento fixado, destacamos os seguintes livros- ilustrados: no Brasil, Pau-brasil, de Oswald de Andrade, ilustrado por Tarsila do Amaral; Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade, também de Oswald, ilustrado pelo próprio autor; na Argentina, Veinte poemas para ser leídos en el tranvía, Calcomanías e Espantapájaros, de Oliverio Girondo, ilustrados pelo próprio autor. Dos livros-objeto, destacamos Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza, Blanco e Discos visuales, de Octavio Paz, verdadeiras obras de arte que transbordam o espaço literário e permitem muitas reflexões sobre a relação entre texto e imagem. (AU)

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