Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do enraizamento de estacas, enxertia e caracterização morfológica de sete porta-enxertos de roseira

Processo: 00/00410-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Kathia Fernandes Lopes Pivetta
Beneficiário:Luciana Roseli Ledra de Azevedo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Enxertia (fitotecnia)   Estaquia   Porta-enxertos   Rosa

Resumo

As mudas de roseira no Brasil para jardim e cultivo para flores de corte são obtidas por enxertia de cultivares híbridos sobre porta-enxertos de roseiras mais rústicas e estaquia semi-herbácea de cultivares. Os porta-enxertos utilizados são desconhecidos pelos viveiristas e produtores que fazem referência aos mesmos somente pelo nome popular ou alguma característica como "com espinho", "sem espinho", "roxo", que são características comuns a vários porta-enxertos. Não há estudos de caracterização destes porta-enxertos bem como sobre os efeitos benéficos específicos dos porta-enxertos de roseira; não se sabe por que certos porta-enxertos são superiores ou inferiores ou se há necessidade de porta-enxertos para todas roseiras de corte e jardim. Sendo assim, há uma necessidade veemente de se iniciar os trabalhos de identificação e comportamento dos diferentes porta-enxertos para roseira no Brasil. Este trabalho visa analisar o enraizamento de estacas ao longo do ano, ou seja, nas quatro estações (primavera, verão, outono e inverno); visa analisar o pagamento e desenvolvimento inicial das mudas de três importantes cultivares de corte ('Tineke', 'Versilia' e 'Dallas') enxertadas de duas maneiras ("T" normal e placa), nos diferentes porta-enxertos, também nas quatro estações e visa ainda, fazer uma caracterização morfológica dos mesmos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Luciana Roseli Ledra de. Estaquia de diferentes porta-enxertos e enxertia de cultivares de corte de roseira sobre diferentes porta-enxertos nas quatro estações do ano. 2002. viii, 50 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.