Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de caracterização física e cromatográfica de sílicas modificados por camadas de óxidos metálicos

Processo: 01/12157-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Kenneth Elmer Collins
Beneficiário:Karen Goraieb
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/13698-6 - Novas fases estacionárias com polímeros imobilizados sobre suportes de sílica e sílicas metalizadas: preparação, propriedades e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Sílica   Dissolução   Radiação síncrotron   Estabilidade química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dissolucao Da Silica | Silica Amorfa | Sincrotron

Resumo

A sílica usada como fase estacionária para CLAE sem qualquer revestimento não é estável em valores extremos de pH; muitas separações não podem portanto ser feitas. Uma das estratégias é a de depositar um óxido metálico mais estável sobre a sílica. Óxidos de titânio, zircônio e alumínio estão sendo investigados. Alcóxidos de alumínio, titânio e zircônio reagem prontamente com os grupos silanóis (Si-OH) dos poros da sílica, formando ligações Si-O-M. As estequiometrias destas reações (e as monocamadas resultantes de óxido metálico) são diferentes, dependendo do metal. Desta forma, há três questões que serão dirigidas neste projeto: (1) Quais são as contribuições relativas dos caracteres tetraédrico e octaêdrico nas ligações das camadas de óxidos de Al, Zr e Ti na superfície da sílica amorfa (tipo CLAE)? (2) Quais são as implicações destes resultados em relação à estrutura geométrica das ligações nestas camadas? (3) Quais são as mudanças (se existem) nos sistemas de ligação destas camadas, depois de períodos longos de utilização cromatográfica?. Para responder estas perguntas, serão usados os métodos de Fluorescência de Raios-X e de Absorção de Raios-X com Luz Síncrotron, determinação de porcentagens de carbono e hidrogênio, área específica da superfície, tamanho e volume específico dos poros e espectros de Infravermelho e de Ressonância Magnética Nuclear. Porções dos materiais preparados serão testadas como enchimento em coluna para CLAE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GORAIEB, Karen. Caracterizações fisicas, quimicas e cromatograficas de silicas modificadas por camadas de oxidos metalicos. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.