Busca avançada
Ano de início
Entree

Receptores e vias de sinalização de insulina em células de melanoma murino S-91 de cloudman

Processo: 00/08785-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ana Maria de Lauro Castrucci
Beneficiário:Adriana Luchs
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transdução de sinais   Insulina   Melanócitos   Melanoma

Resumo

As células tumorais apresentam altas taxas mitóticas e metabólicas. A insulina é um hormônio que talvez exerça um papel preponderante em ambos eventos, exercendo seu efeito pleiotrópico através da ligação com receptores específicos de membrana. A via de sinalização da insulina envolve a autofosforilação do receptor em seus resíduos de tirosina e a fosforilação de substratos como o substrato 1 do receptor de insulina (IRS-1). A cascata de sinalização leva a várias reações nucleares, citoplasmáticas e de outros compartimentos subcelulares, aumentando o metabolismo e a proliferação celular. O trabalho propõe investigar em melanócitos murinos S-91 de Cloudman a resposta biológica à insulina, a expressão de receptores e as vias de transdução de sinal. Com o intuito de conferir uma visão evolutiva ao projeto, o trabalho pretende ainda utilizar uma segunda linhagem celular, a GEM 81. Essa linhagem foi obtida a partir do cultivo de células de eritroforoma que apareceram espontaneamente em variedades do peixe dourado Carassius auratus. Desse modo será possível caracterizar se o mecanismo que envolve as vias de sinalização da insulina em células pigmentares está conservado desde ofcteleósteos. Especificamente pretende-se verificar a expressão de receptores de insulina através de ensaios de ligação, a via tirosina-quinásica e a funcionabilidade dos receptores de insulina através dos efeitos biológicos desse hormônio sobre a proliferação celular e melanogênese. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCHS, ADRIANA; SUMIDA, DORIS HISSAKO; VISCONTI, MARIA APARECIDA; CASTRUCCI, ANA MARIA DE LAURO. Biological effects of insulin on murine melanoma cells and fish erythrophoroma cells: a comparative study. General and Comparative Endocrinology, v. 156, n. 2, p. 218-223, Apr. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.