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A figuração do tempo n'A Educação Sentimental

Processo: 01/00982-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius Mazzari
Beneficiário:Alexandre Bebiano de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interpretação   Literatura francesa   Romance   Narração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Georg Lukacs | Gustave Flaubert | Romance Frances | Teoria Da Narracao | Teoria Do Ramance

Resumo

A pesquisa tem por objetivo a análise e interpretação do romance "L"Éducation sentimentale" (1869) de Gustave Flaubert. Servem-lhe como ponto de partida dois estudos de Georg Lukács: "Narrar ou descrever?" (1936) e a "Teoria do romance" (1917). Ao analisar o romance, a pesquisa, disposta a pôr à prova seu próprio ponto de partida, privilegia a representação do tempo na "Educação". Assim, a análise se centra nos dispositivos literários que o narrador emprega para figurar um modo particular de temporalidade: nas palavras da "Teoria do Romance", o tempo real, a duração. Essa temporalidade, elemento essencial da fatura do romance, relativo à natureza das personagens ou à ordenação da narrativa, vem a ser o objeto de nossa análise. Como o narrador relata o andamento da vida social desde a Monarquia de Julho até o Segundo Império sem mudanças de fundo? Como a vida das pessoas através desse mundo em revolta acaba fazendo figura de contínuo esforço em vão? A pesquisa supõe que concorrem para isso sobretudo os traços da moda, da estandardização e das ideais feitas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Alexandre Bebiano de. O aprendizado pelo vento ou o tempo no romance \A educação sentimental\, de Gustave Flaubert. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

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