Bolsa 96/12255-6 - Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, Neuropsicologia - BV FAPESP
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Déficit de atenção e desordem da hiperatividade: proposta de avaliação neuropsicológica para diagnóstico

Processo: 96/12255-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Marilisa Mantovani Guerreiro
Beneficiário:Ana Helena Do Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Neuropsicologia   Atenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao | Neuropsicologia

Resumo

O déficit de atenção e desordem da hiperatividade (DADH) è caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que é mais freqüente e grave do que é tipicamente observado em indivíduos no nível comparável de desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa é realizar revisão da literatura sobre a desordem, propor uma bateria de avaliação neuropsicológica e analisá-la comparando-a ao diagnóstico pré-estabelecido pelo DSM-IV e por fim contribuir para o diagnóstico de maneira mais objetiva. A casuística compreende 10 crianças com DADH e 10 sem queixa na faixa etária de 7a.0m. a 11a.11lm. procedentes de Escolas Públicas. A seleção será feita com pais e professores e os critérios de inclusão serão: apresentar comportamentos típicos de DADH, nível intelectual dentro da média, diagnóstico positivo para DADH baseado no DSM-IV e exame neurológico tradicional normal. Os critérios de exclusão serão: nível intelectual inferior à média, exame neurológico alterado, deficiência mental e graves distúrbios comportamentais. A metodologia constará de: Escala Abreviada de Conners para Hiperatividade e Desatenção, WISC-III, Anamnese e entrevista com pais e professores com o DSM-IV, exame neurológico e bateria neuropsicológica (Wisconsin Card Sorting Test, Digit Vigilance Test, Color Trails Test). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Ana Helena Do. Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade: proposta de avaliação neuropsicologica para diagnostico. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

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