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As políticas educacionais brasileiras de ensino fundamental no contexto do Mercosul: perspectivas e desafios para o processo de integração

Processo: 99/05815-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:luis enrique aguilar
Beneficiário:Adriana Missae Momma
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Globalização   Mercosul   Políticas públicas

Resumo

Objetiva-se compreender quais são as implicações do acordo de integração (MERCOSUL) - inicialmente de caráter econômico - na implementação de políticas públicas para o ensino fundamental brasileiro pelo viés da universalização. Busca-se analisar as ações do Estado brasileiro no contexto do Mercosul para o setor educacional, bem como avaliar em que medida estas políticas explicitam preocupações universalizantes com o acesso e permanência no sistema educacional e/ou a lógica econômica que inspira a integração inicialmente. A análise do setor educacional quanto a meta da universalização do ensino dentro deste processo, permitirá evidenciar o estado atual do ensino fundamental face à implementação de acordos elaborados pelos Ministros da Educação do Mercosul, verificando como as políticas educacionais brasileiras para o ensino fundamental refletem a problemática local interna ao mesmo tempo em que incorporam os desafios e perspectivas concretas que o processo de integração impõe como conseqüências comparativas. (AU)

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