Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito magnetocalórico em compostos FeMnPXAs1-Xax, A= P, Sb e Bi

Processo: 02/09420-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Sergio Gama
Beneficiário:Ariana de Campos
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05883-0 - Estudo do efeito magnetocalórico em compostos intermetálicos, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Magnetoestricao

Resumo

O efeito magnetocalórico corresponde ao aumento de temperatura quando um corpo magneticamente ordenado é submetido adiabaticamente a um campo magnético e pode ser medido também pela variação isotérmica de entropia que ocorre quando o corpo é submetido ou subtraído de um campo magnético. O efeito é mais intenso nas vizinhanças da transição de fase magnética, ou seja, ao redor da temperatura de Curie. Diversos materiais apresentam o efeito, tanto elementos quanto compostos intermetálicos. De grande interesse são os materiais que apresentam transições magnéticas de primeira ordem, em geral acopladas a transições estruturais. Dentre estes, destacam-se os compostos do tipo FeMnP0,45As0,55, para os quais o efeito magnetocalórico é gigante e que apresentam temperatura de Curie ao redor de 300 K, e cuja temperatura de transição pode ser sintonizada em um largo intervalo de temperaturas variando-se a proporção P/As. Outra série de compostos intermetálicos de interesse é a série MnAs1-xAx, com A = P, Sb e Bi, cuja temperatura crítica também pode ser sintonizada variando-se x. O presente projeto de doutoramento propõe a síntese destes compostos e sua caracterização estrutural utilizando metalografia e difração de raios X, e magnética e magnetocalórica, utilizando magnetômetro SQUID e calorímetro com campo magnético (sistema PPMS). Propõe-se também o desenvolvimento de modelo teórico de magnetismo itinerante para analisar os dados experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Ariana de. Estudo do efeito magnetocalórico em compostos de MnAs1-xAx, A = P, Sb, Te e Mn1-xFexAs. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.