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A cor e o som da nação: a ideia de mestiçagem na crítica musical no Caribe hispânico insular e o Brasil (1926-1952)

Processo: 95/04962-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1995
Vigência (Término): 30 de novembro de 1996
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Lisbeth Ruth Rebollo Goncalves
Beneficiário:Mareia Quintero Rivera
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRO-PGRAD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nação   Alteridade   Cultura   Música   Vanguarda

Resumo

A construção de um paradigma do nacional em sociedades "racialmente" heterogêneas, como as do Caribe Hispânico Insular (Cuba, República Dominicana e Porto Rico) e o Brasil, tem sido marcada pelas contradições entre a busca de uma identidade unificadora e a percepção de diferenças nos elementos constituintes da nação. Esta pesquisa pretende examinar os discursos em torno à mestiçagem, como elemento articulador do nacional no contexto da modernidade, a partir da leitura dos debates sobre a música nas Antilhas Hispânicas (Cuba, República Dominicana e Porto Rico) e no Brasil nas décadas de 30 e 40 principalmente. Proponho a hipótese de que estes discursos sobre a mestiçagem apresentam-se essencialmente ambíguos. Por um lado, a mestiçagem colocava-se como "luta biológica" entre a civilização e a barbárie e, por outro, valorizava-se enquanto símbolo de uma unidade nova que, porém, ainda continha certas reminiscências ancestrais que representavam a especificidade do Novo Mundo perante a Europa. Os textos de crítica musical considerados oferecem uma ótica privilegiada para a análise das nuances e contradições das distintas avaliações da mestiçagem, indo além da discussão estética ou antropológica da música. Propomos aqui iniciar um exame das correspondências entre o projeto de delinear uma cor característica à conformação étnica da nação, e a busca da expressão sonora dessa cor. Esta pesquisa constitui, assim, uma tentativa de desvendar a relação entre as visões operantes na configuração de projetos nacionais hegemônicos e o pensamento em tomo à cultura, em particular, à música. (AU)

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