Busca avançada
Ano de início
Entree

Astrofísica e análise de dados de fontes de ondas gravitacionais

Processo: 02/07310-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Oswaldo Duarte Miranda
Beneficiário:Oswaldo Duarte Miranda
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/01528-4 - Astrofísica e análise de dados de fontes de ondas gravitacionais, AP.JP
Assunto(s):Ondas gravitacionais   Relatividade geral   Estrelas compactas   Detector Mario Schenberg
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrelas Compactas | Ondas Gravitacionais | Relatividade Geral

Resumo

Este projeto possui dois objetivos básicos que são: (a) Nuclear uma nova linha de pesquisa no Departamento de Física do ITA, criando a área "Astrofísica e Análise de Dados de Fontes de Ondas Gravitacionais". As linhas mestras que se pretende seguir dentro deste primeiro objetivo são: (a.1) Modelagem teórica, utilizando técnicas analíticas e/ou semi-analíticas, da emissão e propagação de radiação gravitacional, associada às fontes astrofísicas e cosmológicas (p.e., forma de onda produzida pela coalescência de objetos compactos em sistemas binários; excitação de estrelas de nêutrons; excitação dos modos quase-normais de buracos negros, etc.), que possa ser detectada tanto por detectores de massa-ressonante quanto pelos observatórios de ondas gravitacionais baseados em interferometria laser; (a.2) Análise de dados de detectores de ondas gravitacionais do tipo massa-ressonante; (b) Colaborar com o projeto GRAVITON tanto na formação de recursos humanos quanto na avaliação das potenciais fontes passíveis de serem detectadas pela antena brasileira MARIO SCHENBERG, incluindo o desenvolvimento de "templates" teóricos através de técnicas pós-Newtonianas, bem como contribuindo para o refinamento dos programas de análise de dados, a serem utilizados pelo grupo GRAVITON, na pesquisa de possíveis sinais gravitacionais oriundos de fontes astrofísicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO‚ J.C.N.; MIRANDA‚ O.D.. Star formation rate density and the stochastic background of gravitational waves. Physical Review D, v. 71, n. 12, p. 127503, . (02/01528-4, 02/07310-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.