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Bach em Chopin: comunicação, influência e permanência nos manuais do teclado

Processo: 02/08300-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Arthur Rosenblat Nestrovski
Beneficiário:Daniel do Nascimento Andrade Bento
Instituição-sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

É notória a presença da música de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e de Frédéric Chopin (1810-1849) no repertório ocidental, não só no ambiente da música erudita, mas também nos meios de comunicação de massa. Os dois compositores são também conhecidos por terem escrito os dois mais importantes "manuais" do teclado, "O cravo bem temperado" (Bach) e os "Estudos" (Chopin). A presença da experiência aural da música daquele na música deste, proposta por Charles Rosen, é um dos pontos de partida deste trabalho que pretende investigar o diálogo entre as citadas obras, com o apoio de ferramentas originadas das teorias literárias e da comunicação. Nossa tese é a proposta de abordagem das citadas obras não apenas como manuais do teclado pedagogicamente fundamentais, mas também como tratados ativos na constituição da idéia de música na nossa cultura. Sendo assim, estudos da recepção crítico-histórica e da estética pertinente aos compositores e aos seus períodos também estarão em foco. Adicionalmente, pretende-se examinar os volumes do "Cravo bem temperado" e dos "Estudos" pelo todo que suas pequenas peças integrantes constituem em conjunto, pois este todo é em grande medida o que fundamenta os mesmos como "manuais" do teclado. (AU)

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