Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do ciclo nucleolar e da formação do corpo cromatóide na espermatogênese de alguns vertebrados

Processo: 09/14090-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Rita Luiza Peruquetti
Beneficiário:Rita Luiza Peruquetti
Pesquisador Anfitrião: Paolo Sassone-Corsi
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Irvine (UC Irvine), Estados Unidos  
Assunto(s):Reprodução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chromatoid Body | Ciclos circadianos | Reprodução | Biologia da Reprodução

Resumo

Diversos organismos têm desenvolvido mecanismos moleculares que permitem a sincronização de sua fisiologia com o ciclo diário de 24 horas. Esse controle circadiano das atividades fisiológicas se localiza principalmente no núcleo supraquiasmático (SCN) do hipotálamo, sendo considerado o clock circadiano central, mas também são encontrados em diversos tecidos periféricos. De um ponto de vista molecular, os ritmos circadianos são regulados por mecanismos cíclicos de feedback, transcricional e pós-traducional, gerados por um conjunto de proteínas que são denominadas proteínas clock. As principais proteínas clock são conhecidas como CLOCK e BMAL1, que são fatores de transcrição que se heterodimerizam e induzem a expressão de uma variedade de genes controlados por esse clock. Em mamíferos, esse clock circadiano influência praticamente todos os processos fisiológicos e de comportamento, incluindo os ciclos sono-atividade, atividade cardiovascular, atividade do sistema endócrino, temperatura do corpo, atividade renal, fisiologia do trato gastrointestinal, metabolismo hepático, e também a reprodução, atuando principalmente da produção e liberação dos hormônios reprodutivos. Avaliações macro e microscópicas da anatomia reprodutiva em ambos os sexos de camundongos Bmal1 knockouts (KO) demonstraram que esses camundongos possuem deficiência no processo de esteroidogênese, sendo, portanto, estéreis. Sendo assim, o objetivo desse projeto será detectar se a infertilidade causada pela ausência da proteína Bmal1 nos camundongo Bmal1 KO está relacionada com o processo de formação do chromatoid body (CB), que é uma estrutura citoplasmática presente nas células germinativas masculinas e que desempenha um importante papel durante os processos de espermatogênese e espermiogênese sendo, portanto, imprescindível para a determinação da fertilidade. As análises da formação e da composição do CB serão realizadas por meio de imunofluorescência, imunoblot e PCR em tempo real. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERUQUETTI, RITA L.; DE MATEO, SARA; SASSONE-CORSI, PAOLO. Circadian Proteins CLOCK and BMAL1 in the Chromatoid Body, a RNA Processing Granule of Male Germ Cells. PLoS One, v. 7, n. 8, . (09/14090-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.