Bolsa 09/12832-5 - Formação de professores, Análise do discurso - BV FAPESP
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Análise de textos acadêmicos sobre o ensino de língua portuguesa: modalizações e orientações de sentido

Processo: 09/12832-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Valdir Heitor Barzotto
Beneficiário:Valdir Heitor Barzotto
Pesquisador Anfitrião: Maria Helena Araújo Carreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Assunto(s):Formação de professores   Análise do discurso   Linguística   Língua portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Ensino de Língua Portuguesa | formação de professores | modalidade lingüística | Linguagem e Educação

Resumo

A presente pesquisa tem como foco o emprego da modalidade lingüística em textos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa em sua relação com a leitura e a escrita de professores, ou pesquisadores, em formação. Tomaremos como corpus dois grupos de textos pertencentes aos bancos de dados de dois projetos em andamento: a) textos a respeito do ensino de Língua Portuguesa constantes nas bibliografias das disciplinas da Licenciatura responsáveis pela junção dos estudos da linguagem com o ensino - projeto Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. (PROCAD-NF/CAPES) -, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da USP, da UFMA e da UERN; b) rascunhos de diferentes versões de trabalhos escritos por um mesmo pesquisador em formação, em diferentes etapas de seu percurso - projeto Movimentos do escrito, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Produção Escrita e Psicanálise-GEPPEP, na FE/USP. A investigação ora proposta tem como objetivo buscar respostas às seguintes perguntas: a) Por meio da análise dos textos que versam a respeito do ensino de Língua Portuguesa, é possível depreender padrões nas modalidades utilizadas quando se faz referência aos pólos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem (professor, escola, aluno, disciplinas, formação, etc.)?; e b) O pesquisador em formação apóia sua escrita nas modalidades lingüísticas utilizadas nos textos lidos? Com as respostas a estas perguntas espera-se trazer novas contribuições para compreender as relações estabelecidas pelo professor em formação com o conhecimento de sua área em seu percurso formativo e, conseqüentemente, para aprimorar o trabalho de formação. (AU)

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