Busca avançada
Ano de início
Entree

Programas curriculares como fonte para pesquisa sobre livros didáticos - um estudo comparado

Processo: 04/11830-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 13 de janeiro de 2005
Vigência (Término): 12 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cecilia Hanna Mate
Beneficiário:Cecilia Hanna Mate
Pesquisador Anfitrião: Miguel Somoza Rodriguez
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Espanha  
Assunto(s):Franquismo   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos 1930 A 40 | Estado Novo | Franquismo | Livro Didatico | Programas Curriculares | Reformas De Ensino

Resumo

O projeto tem como objetivo conhecer as instalações do arquivo do MANES (Manuales Escolares), especialmente no que se refere a programas curriculares, para obter subsídios para a organização do arquivo sobre programas curriculares que desenvolvemos no projeto temático (LIVRES). Além disso, pretende fazer um levantamento e estabelecer possíveis relações entre programas curriculares e livros didáticos referente ao período de 1939 a 1942. Os resultados desse levantamento servirão para um estudo comparativo entre o inicio do franquismo na Espanha e o Estado Novo no Brasil, e seus reflexos no livro didático, em torno do mesmo período - 1939 a 1942. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)