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Uma análise comparativa dos contextos brasileiro e americano quanto à implementação curricular da estatística e da probabilidade na educação básica

Processo: 07/03114-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Novas Fronteiras
Vigência (Início): 03 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 06 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Pesquisador Anfitrião: Denise Anne Spangler Mewborn
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Georgia, Athens (UGA), Estados Unidos  
Assunto(s):Educação escolar básica   Currículos e programas   Estatística   Métodos de ensino   Produção científica   Ensino de matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo De Matematica | Educacao Basica | Educacao Estatistica | Educacao Matematica | Estrategias De Ensino | Producao Cientifica | Ensino de Estatística e Probabilidade

Resumo

Este projeto tem por objetivo analisar o processo de implementação curricular da estatística e da probabilidade nas aulas de matemática da Educação Básica em uma escola brasileira e em uma escola americana, realizando a partir dos diferentes contextos uma comparação das aulas e materiais didáticos utilizados. A partir disso, pretende-se desencadear a organização de linhas de pesquisa que estabeleçam como objeto de estudo a educação estatística para a Educação Básica, possibilitando assim a formação de investigadores que tenham como foco o processo de ensino e aprendizagem da análise combinatória, da probabilidade e da estatística. Também, discutir aspectos relativos à formação inicial e contínua dos professores que desenvolvem essas temáticas em suas aulas, verificando as influências destes processos no desenvolvimento profissional deles. Essa pesquisa caracteriza-se essencialmente como qualitativa e interpretativa, tendo apenas tratamento qualitativo a análise dos questionários aplicados aos alunos. Construiremos dois estudos de casos, um referente à escola brasileira e outro à escola americana, posteriormente comparados e contrastados. A partir desses procedimentos metodológicos, esperamos produzir um duplo impacto, quer na formação de pesquisadores e nas pesquisas em Educação Matemática e Estatística, quer na elaboração de currículos para Educação Básica e para os cursos de formação inicial e contínua de professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de escolaridade. (AU)

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