Busca avançada
Ano de início
Entree

A qualidade da EAD no Brasil: desafios e oportunidades

Processo: 08/01309-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Novas Fronteiras
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:José Dutra de Oliveira Neto
Beneficiário:José Dutra de Oliveira Neto
Anfitrião: Scott D. Johnson
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Assunto(s):Educação a distância   Qualidade da educação   Melhoria de qualidade   Avaliação da educação

Resumo

O EAD vem ocorrendo de forma acelerada e nem sempre coordenada no Brasil. Isto representa um grande desafio para a gestão do ensino nesta modalidade. O objetivo deste trabalho é propor e implementar métodos validados aptos a avaliar a qualidade do EAD no Brasil como subsídio para a melhoria contínua dos cursos de graduação nesta modalidade. A opção pela qualidade foi feita pelo fato desta dimensão afetar e orientar todas as demais funções da educação. No Brasil observamos por meio de uma pesquisa documental que a pesquisaem qualidade em EAD é limitada, decrescente e com pouca consistência teórica. Apesar de existirem alguns modelos de avaliação propomos a utilização de um modelo de avaliação já consolidado com bases teóricas consolidadas podem ajudar na elaboração de um modelo com "local flavor" com ajuda de um grupo consolidado nos EUA com um framework sendo utilizado em cursos de mestrado em educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)