Busca avançada
Ano de início
Entree

Localização e distribuição espacial de íons terras raras dopantes em cerâmicas ferroelétricas transparentes de titanato zirconato de chumbo e lantânio (PLZT)

Processo: 06/57288-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez
Beneficiário:Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez
Pesquisador Anfitrião: Hellmut Eckert
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Munster, Alemanha  
Assunto(s):Cerâmica (materiais cerâmicos)   Materiais ferroelétricos   Terras raras   Ressonância magnética nuclear
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ceramicas Ferroeletricas Plzt | Ceramicas Transparentes | Ions Terras Raras | Rmn Alta Resolucao

Resumo

Recentemente, grandes avanços têm sido realizados no desenvolvimento de cerâmicas transparentes dopadas com íons terras raras (Nd3+, Er3+, Tm3+, Yb3+) como meios ativos para lasers. Cerâmicas ferroelétricas transparentes de titanato zirconato de chumbo modificado com lantânio (PLZT), dopadas com íons terras raras têm sido investigadas e demonstram grande potencialidade como meios ativos para lasers de IV e outros dispositivos multifuncionais. É sabido que as propriedades espectroscópicas e ópticas dependem da concentração e distribuição espacial dos íons dopantes, que são importantes parâmetros de controle a serem otimizados. Para investigar a incorporação dos íons dopantes e as mudanças de simetria nos sítios dos núcleos 207Pb, 47,49Ti, and 17O, de forma seletiva e quantitativa, este trabalho propõe a complementação das caracterizações por técnicas de espectroscopia óptica com estudos de espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN). As principais abordagens serão: I) estudos de RMN de alta resolução em PLZT dopado com sondas diamagnéticas, e II) Estudos de efeitos de deslocamento paramagnético causados por íons terras raras dopantes nos núcleos constituintes de PLZT. O projeto é baseado na sólida colaboração entre o Grupo de Ressonância, Espectroscopia e Magnetismo no IFSC/USP e o Grupo de Cerâmicas Ferroelétricas no DF/UFSCar, ambos em São Carlos - SP, e a mais recentemente estabelecida e valiosa colaboração com o grupo do Prof. Hellmut Eckert na Westfalische Wilhelms-Universitat Munster, em Munster na Alemanha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)