Bolsa 09/54260-8 - Ensino e aprendizagem, Alfabetização - BV FAPESP
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Práticas dialógicas em sala de aula: condição fundante de sujeito letrado

Processo: 09/54260-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosa Maria Manzoni
Beneficiário:Kelly Cristina Bognar Sacoman
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Alfabetização   Letramento   Dialogismo   Enunciação   Gêneros do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Dialogismo | Enunciacao | Generos Discursivos | Letramento | Metodos De Alfabetizacao

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades de ensino-aprendizagem utilizando-se da língua em uso e, assim, evidenciar as práticas dialógicas e aproveitar as situações propícias de comunicação que surgem efetivamente em sala de aula e, ainda, contemplar as atividades de leitura e escrita a partir dos gêneros textuais, a fim de se eliminar o caráter artificial do ensino da escrita. Essa investigação será feita na perspectiva da teoria dos gêneros discursivos, postulada por Mikhail Bakhtin, ressaltando seus conceitos-chave, como o dialogismo, por exemplo. Participarão desta pesquisa 10 alunos ingressantes no ensino fundamental, ciclo I, no contexto da escola pública. Do ponto de vista dos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação e está dividida em três partes. Na primeira, recorre-se aos conceitos de alfabetização e letramento, a fim de diferi-los, não como opostos, simplesmente, mas como um par de conceitos que devem ser definidos um em relação ao outro, de modo a especificar os procedimentos que cabe a cada um desses processos interdependentes. Além disso, essa parte evidencia como os métodos de alfabetização sintéticos praticados por décadas, relegaram esta característica dialógica da linguagem. Ainda nesta parte, aprofundar-se-ão as obras teóricas que compreendem as práticas dialógicas em sala de aula, condição está para formação de leitores e produtores de textos com função social. Na segunda parte, será apresentada a metodologia, por meio da qual se pretende alcançar tal desiderato. Por último, na terceira parte, serão descritas as ações pedagógicas a serem realizadas durante a pesquisa contemplará os diversos gêneros textuais orais e escritos, os quais propiciarão ao aluno contato direto com a língua em uso. (AU)

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