Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre a prática livre e dirigida do brinquedo, jogo e brincadeira dentro da instituição escolar á luz da teoria crítica da sociedade

Processo: 09/08211-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Marian Ávila de Lima e Dias
Beneficiário:Patricia Ferreira de Andrade
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria crítica

Resumo

A partir da vertente da psicologia social articulada à teoria crítica da sociedade, o projeto propõe a compreensão da prática livre e dirigida do brinquedo, jogo e da brincadeira no âmbito da instituição escolar. Isto é, objetiva-se a apreender, por meio do dialogo com uma concepção crítica que discute a importância da auto-reflexão e da consciência, qual o papel e relevância do brinquedo, jogo e brincadeira, ocorrido notoriamente nas escolas.Para tal, faz-se necessária a elaboração de um roteiro de entrevista semi-dirigida e outro de observação que propicie a coleta de dados. O modelo qualitativo e quantitativo será o utilizado para a análise desses dados, os quais serão coletados em quatro instituições de ensino - cada uma em uma região do município de São Paulo. Tanto para a reflexão do recorte sugerido - que aqui denominemos análise - quanto para a elaboração dos roteiros, realizaremos pesquisa teórica, leitura, fichamento, e discussão de textos.Espera-se formalizar as conclusões finais em um artigo científico, a ser publicado em revista da área.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)