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Análise da interação social entre a criança com paralisia cerebral e seus colegas de classe no contexto do brincar: possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional

Processo: 09/08036-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luciana Ramos Baleotti
Beneficiário:Adriane Guzman Pasculli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Paralisia cerebral   Relações interpessoais   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Lúdica | escola | Interação social | paralisia cerebral | Terapia Ocupacional | Educação Especial

Resumo

As alterações sensório-motoras causadas pela paralisia cerebral podem influenciar de maneira significativa a aquisição de habilidades e de desempenho em componentes motor, cognitivos, sensorial e social, influenciando negativamente a interação da criança com paralisia cerebral com o meio. O presente estudo tem como objetivo geral verificar a interação social entre a criança com Paralisia Cerebral e os demais colegas de classe durante a atividade do brincar em sala de aula. Os objetivos específicos são observar e analisar a interação durante as brincadeiras em grupo, se o posicionamento da criança favorece a brincadeira com os demais colegas, a adequação dos brinquedos e brincadeiras para a criança com Paralisia Cerebral, se necessário, intervir no posicionamento e na adaptação de brinquedos que facilitem a interação social e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizado. A coleta de dados será realizada por meio de um roteiro de entrevista e por filmagens da criança com PC em atividades lúdicas com seus colegas de sala. A análise de dados das entrevistas será feita pela descrição e identificação dos parceiros habituais e preferidos da criança com PC durantes as brincadeiras, bem como pela descrição das atividades particulares associadas a esses parceiros, para análise da filmagem, teremos como base algumas das categorias do protocolo de avaliação do comportamento lúdico (FERLAND, 2006). (AU)

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