Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência da poluição atmosférica sobre internações de crianças e adolescentes portadores de doenças do tecido conectivo na cidade de são paulo

Processo: 08/05192-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Sylvia Costa Lima Farhat
Beneficiário:Juliana Peres Vidotto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Poluição atmosférica   Adolescentes

Resumo

Introdução: Estudos de série temporal têm relacionado os efeitos da poluição do ar na saúde utilizando diferentes indicadores de saúde. As internações por doenças respiratórias e cardiovasculares têm sido os mais utilizados. Pouca atenção tem sido dada aos efeitos da poluição sobre doenças do tecido conectivo. O objetivo deste estudo é avaliar a influência da poluição atmosférica no número de internações hospitalares de crianças e adolescentes portadores de doenças do tecido conectivo nos hospitais da cidade de São Paulo.Casuística e Métodos: A partir de dados do Sistema de Informação Hospitalar-DATASUS, serão selecionadas as internações nos hospitais de São Paulo de janeiro de 2000 até dezembro de 2006, devido à agudização dos sintomas de doenças do tecido conectivo , na faixa etária pediátrica (de 0 a 18 anos). Será verificado no diagnóstico secundário se há citação de doença respiratória como co-responsável pela internação. Dados diários de SO2, CO, NO2, O3, e PM10, serão obtidos junto a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Variáveis meteorológicas serão obtidas junto ao Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas. Para estimar os efeitos dos poluentes atmosféricos, serão utilizados modelos lineares generalizados de regressão de Poisson, controlando-se para sazonalidade de longa e curta duração e para variáveis meteorológicas. Os resultados serão expressos como aumentos percentuais no numero diário de internações hospitalares por agudização dos sintomas das doenças do tecido conectivo devido a aumentos de um interquartil (a diferença entre o terceiro e o primeiro quartis) nas concentrações dos poluentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTO, J. P.; PEREIRA, L. A. A.; BRAGA, A. L. F.; SILVA, C. A.; SALLUM, A. M.; CAMPOS, L. M.; MARTINS, L. C.; FARHAT, S. C. L.. Atmospheric pollution: influence on hospital admissions in paediatric rheumatic diseases. Lupus, v. 21, n. 5, p. 526-533, . (08/05192-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.