Busca avançada
Ano de início
Entree

As formas de participacao da familia de estudantes de 3a. e 4a. series do ensino fundamental de tres escolas municipais de sao carlos-sp e suas implicacoes no projeto comunidades de aprendizagem

Processo: 08/51450-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Cecília Luiz
Beneficiário:Ana Lucia Calbaiser da Silva
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Diversidade   Aprendizagem dialógica   Comunidades de aprendizagem

Resumo

Como parte integrante do projeto Fapesp processo no 07/52610-6, esta pesquisa busca identificar as formas de participação (conselho de escola, comissão gestora e comissões mistas) das famílias dos estudantes, nas tomadas de decisões de três escolas municipais de Educação Básica (EMEBs) que são Comunidades de Aprendizagem (CAs), no município de São Carlos/SP. A proposta decorre de trabalhos anteriores realizados pela parceria entre o NIASE/UFSCar e CREA/UAB-Barcelona, que revelaram a necessidade de um melhor conhecimento sobre o processo de implantação e desenvolvimento do projeto CA em escolas de periferia urbana, para um aprimoramento que propicie o ganho pretendido na aprendizagem das crianças, com a participação da comunidade. A base teórica do CA é a aprendizagem dialógica e esta pesquisa se apoiará na metodologia comunicativa crítica. Além disso, elucidará reflexões sobre a questão da gestão democrática, com vistas a construir com os sujeitos da pesquisa conhecimentos e ações que contribuam para a transformação das suas realidades e para a humanização das pessoas que a compõem. Será aplicado um único questionário às famílias dos estudantes das 3ªs e 4ªs séries (9 a 10 anos) destas três escolas, num total de 6 turmas, e seus resultados nos permitirão compreender, através do olhar destas famílias, quais seriam os possíveis obstáculos que dificultam essa participação e alguns pressupostos para sua melhora (em escolas CAs). Os dados serão lançados em um sistema de informação que permitirá análise cruzada entre as variáveis desta e de outras frentes de trabalho do referido projeto. As categorias de análise serão criadas conforme a percepção de vários olhares e discussões que melhor expressem a realidade em estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)