Bolsa 08/05740-4 - Fluência, Transtornos da comunicação - BV FAPESP
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Perfil da fluência da fala de indivíduos com hipótese diagnóstica de distúrbio específico de linguagem

Processo: 08/05740-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Lenise Sbrissa de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fluência   Transtornos da comunicação   Avaliação fonoaudiológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distúrbio Específico de Linguagem | Disturbios da Comunicação | Fluência | Avaliação Fonoaudiológica

Resumo

Perfil da fluência da fala de indivíduos com hipótese diagnóstica de distúrbio específico de linguagemRESUMO O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) é um transtorno presente que faz parte do desenvolvimento da linguagem da criança e freqüentemente persiste ao longo de sua vida. Este transtorno de linguagem pode apresentar diferentes habilidades prejudicadas, incluindo os aspectos sintático, semântico, fonológico e pragmático; como também a dispraxia verbal. Tais manifestações acarretam em limitações na capacidade de comunicação do indivíduo. Sendo a fluência da fala uma habilidade complexa que pode ser susceptível aos transtornos motores e de linguagem, esta pesquisa tem como objetivo traçar o perfil da fluência da fala de indivíduos com hipótese diagnóstica de DEL. Serão avaliados 10 indivíduos, na faixa etária entre quatro e sete anos, de ambos os gêneros, que freqüentam o Centro de Estudo Educação e Saúde -CEES/Unesp-Marilia e que tenham hipótese diagnóstica de DEL. A amostra de fala será eliciada a partir das tarefas de conversação e figura de ação. A análise da fluência da fala será realizada segundo critérios propostos pelo Teste de Linguagem, área da fluência (Andrade et al., 2004) que considera medidas relacionadas à tipologia e à freqüência das rupturas (comuns e gagas) e à velocidade de fala. Os dados serão analisados qualitativamente e quantitativamente com base na comparação com os valores referenciados em estudos com falantes do Português Brasileiro com desenvolvimento típico de linguagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e ilustrativa (gráficos e tabelas). Palavras-chave: Distúrbio Específico de Linguagem; Fluência; Distúrbios da Comunicação.

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