Busca avançada
Ano de início
Entree

Presenca de leveduras do genero candida na cavidade bucal e bolsas periodontais de pacientes portadores de hiv/aids.

Processo: 04/14088-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Cristiane Yumi Koga Ito
Beneficiário:Thassia Castro de Vasconcellos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   Boca   HIV   Candida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Candida | Cavidade Bucal | Hiv

Resumo

Nas últimas décadas, observou-se um aumento da importância de outras espécies do gênero Candida como patógenos oportunistas, em particular entre pacientes portadores de HIV/AIDS. Segundo dados do Ministério da Saúde, a região do Vale do Paraíba apresenta grande prevalência desta patologia. Considerando-se a escassez de estudos científicos avaliando os microrganismos superinfectantes na cavidade bucal de pacientes HIV/AIDS no Brasil e em particular nesta região do país, o presente estudo terá como objetivo avaliar a presença das espécies de leveduras do gênero Candida na cavidade bucal e bolsas periodontais de pacientes portadores de HIV/AIDS e comparar os resultados com indivíduos controle. Serão coletados enxagues bucais e material de bolsas periodontais de 25-30 pacientes HIV/AIDS com idades entre 18 e 35 anos, soropositivos para o vírus HIV previamente diagnosticados pelo teste ELISA e confirmado por Western-blot que não estejam fazendo uso de antibioticoterapia por pelo menos 60 dias antes da coleta. Para o grupo controle serão selecionados 25-30 indivíduos com ausência de patologias sistêmicas e características bucais semelhantes ao do grupo teste. A partir do material clínicos serão isoladas amostras de leveduras e realizada identificação das espécies do gênero Candida. Serão anotados dados clínicos do paciente para posterior correlação com os resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BACK-BRITO, G. N.; MOTA, A. J.; VASCONCELLOS, T. C.; QUERIDO, S. M. R.; JORGE, A. O. C.; REIS, A. S. M.; BALDUCCI, I.; KOGA-ITO, CRISTIANE YUMI. Frequency of Candida spp. in the Oral Cavity of Brazilian HIV-Positive Patients and Correlation with CD4 Cell Counts and Viral Load. Mycopathologia, v. 167, n. 2, p. 81-87, . (03/00145-7, 04/14088-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.