Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao em ratos wistar da producao de acidos graxos de cadeia curta e da modificacao da permeabilidade intestinal promovidas pela ingestao de carboidratos nao-digeriveis: frutooligossacarideo e inul..

Processo: 06/06223-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Alceu Afonso Jordão Junior
Beneficiário:Cecília Helena Peinado de Sampaio Mattos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Frutooligossacarídeos   Ácidos graxos voláteis   Permeabilidade intestinal   Nutrição experimental   Inulina

Resumo

Segundo evidências científicas recentes, a ingestão de Frutooligossacarídeos (FOS) aumenta a produção de Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC), podendo levar a benefícios (melhora no perfil de lípides séricos e da diminuição da produção endógena de colesterol) ou malefícios (aumento da permeabilidade intestinal, favorecendo a translocação bacteriana).Para verificar estas hipóteses, serão utilizados 30 ratos machos Wistar, divididos em 3 grupos: FOS, inulina e controle. A dieta que será oferecida aos ratos do grupo controle será a AIN-93, sendo que os animais dos grupos FOS e do grupo inulina receberão tal dieta com a substituição da fibra padrão (50 g) pela mesma quantidade de FOS e inulina, respectivamente.Após tal período, serão colhidas amostras de urina, fezes e sangue, e quantificados os AGCC através de cromatografia gasosa. Será também realizado um teste de permeabilidade intestinal utilizando manitol. Por fim, os animais serão sacrificados por decapitação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)